MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

1) CATEGORIA TRABALHOS QUANTO À FORMA DE EXPOSIÇÃO

PAINEL: é um trabalho disposto graficamente, informando ao leitor sobre o assunto abordado, objetivos, metodologia, resultados e conclusões;

MESA DEMONSTRATIVA: apresentação oral com demonstração prática do assunto, podendo ser apresentados fotos, modelos, instrumental, manipulação e/ou teste de materiais, computação gráfica, softwares e demonstração de técnicas.

2) CATEGORIA DO APRESENTADOR DO TRABALHO

DISCENTES: destinado aos alunos de curso de graduação na área de saúde ou trabalhos afins;

PÓS-GRADUANDOS E PROFISSIONAIS: destinado aos alunos de curso de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu e profissionais na área de saúde ou afins;

INFORMAÇÕES DO RESUMO

OS RESUMOS DEVERÃO SER ANEXADOS EM FORMATO WORD (modelo abaixo) E ENCAMINHADOS PARA OS EMAILs jodontofpm@gmail.com e jofpm@yahoo.com DE 07 DE SETEMBRO ATÉ O PRAZO MÁXIMO DO DIA 25 DE SETEMBRO DE 2018. 

Modelo: MODELO RESUMO JOFPM2018

NO TÍTULO DO EMAIL DEVE CONTER A CATEGORIA DO TRABALHO: MESA DEMONSTRATIVA OU PAINEL e ainda o tipo de trabalho (revisão, pesquisa ou caso clínico)

EXEMPLO: Título email: PAINEL caso clínico

AUTORES: Os trabalhos poderão ser inscritos com 01 Apresentador, 01 Orientador e até 04 Co-autores. A presença do apresentador é obrigatória no evento, tendo o mesmo que fazer a inscrição. A regra da ordem de escrita dos apresentadores segue o PADRÃO MUNDIAL (primeiro autor sendo o apresentador e o orientador como último autor).

Cada congressista poderá se inscrever em até 02 trabalhos como Apresentador, DESDE QUE EM TIPOS DIFERENTES (REVISÃO, PESQUISA OU CASO CLÍNICO). E É OBRIGAÇÃO DOS AUTORES CONFERIREM A ORDEM DOS PARTICIPANTES!

Resumo: Os resumos dos trabalhos aprovados para apresentação na  JORNADA ODONTOLÓGICA DA FPM serão publicados EXATAMENTE conforme forem enviados e devem conter:

  • Título – no máximo, 120 caracteres digitados no software Word for Windows, fonte Arial 12 em negrito (não escrever o título completo em letras maiúsculas).
  • Autores – separados por vírgulas; último sobrenome por extenso, não dar espaçamento entre as iniciais. Exemplo: Adabo GL*, Rocha SS, Cruz CAS. (Atenção: sobrenome e iniciais de autor apresentador do trabalho devem ser identificados pelo asterisco).
  • Conteúdo – Os trabalhos de pesquisa deverão ter o resumo estruturado em tópicos: objetivo, material e método, resultados e conclusão. As revisões de literatura deverão conter: introdução, objetivo, metodologia, conclusão. Os resumos dos relatos de casos clínicos deverão sintetizar o diagnóstico da situação inicial, sequência dos procedimentos operatórios e informações sobre a resolução do caso (explicitar o período de proservação). As mesas clínicas deverão conter: introdução, objetivo, metodologia, conclusão. O texto deverá ter, no máximo, 1.600 caracteres (sem contar os espaços) digitados no software Word for Windows, fonte Arial 12. Ao final do resumo, deverão ser selecionados até 3 (três) palavras-chave que representem o conteúdo do resumo (devem estar presentes no DECS).

Seleção dos trabalhos: Haverá uma comissão julgadora encarregada de uma seleção prévia dos trabalhos a serem apresentados, que será soberana em suas decisões.

Só serão entregues à Comissão Julgadora os trabalhos que respeitarem as Normas Gerais e Específicas e cujo autor tenha efetivado pagamento da Jornada até o dia 25 de setembro.

Os trabalhos que estiverem fora das normas serão automaticamente desqualificados pela Comissão Científica. A lista de trabalhos selecionados estará disponível no site a partir do dia 03/10/2018.

Critérios seleção de trabalhos

Os resumos enviados adequadamente no rigor das normas serão avaliados pela Comissão Científica da Jornada Odontológica da Faculdade Patos de Minas, composta por professores mestres/doutores da instituição organizadora (Faculdade Patos de Minas – FPM).

Cada resumo receberá um conceito de 0 a 5, por diferentes avaliadores de forma não identificada, gerando média classificatória, não passível de recurso, mas que será justificada por email, caso requerida pelo(a) autor(a) correspondente. Os critérios utilizados serão:

  1. Critérios de inclusão: relevância do assunto para o meio acadêmico/científico/clínico;
  2. Critérios de exclusão: assuntos pobremente organizados; informações ausentes no trabalho: importância do tema na área, objetivos, métodos, resultados e conclusões; natureza do assunto não explicitada pelo título ou pelo conteúdo do trabalho; resumo já apresentado em outros encontros; assunto bem explicitado, mas de importância duvidosa; critérios não muito bem definidos para a avaliação das variáveis; escolha questionável de controles. Nenhum grupo de controle relatado; métodos para obter dados não apropriados em relação à proposição; confusões entre as premissas, conduzindo a falsos raciocínios; conclusões que não correspondem ao método de análise aplicado aos dados; vernáculo inadequado para os resumos; conclusões não suportadas pelos resultados; falta de critérios de definição da amostra; falta de critérios de alocação das unidades experimentais entre os grupos de estudo; tipo e relevância do estudo; contribuição pouco relevante em relação ao estágio atual de conhecimento do assunto; conclusões não suportadas por análise estatística; metodologia inapropriada para avaliar efeito do tratamento; delineamento inadequado de pesquisa; e ausência ou Descritores não contemplados no DECs.
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